Passeio cultural
sobre o Rio de Janeiro
para estudantes

ATIVIDADES DA ESCOLA AQUI!

Roteiro 1: Origem da cidade do Rio de Janeiro

Outros caminhos

Ideia e projeto

O projeto CAMINHOS DO RIO também oferece passeios culturais, com cadernos de atividades, para estudantes de 6 a 8 anos. São roteiros que buscam incentivar os pequeninos a descobrir formas, proporções, texturas e cores presentes na natureza e nas obras de arte. Como uma “alfabetização” do olhar e da sensibilidade para a vida e a cultura, os passeios e respectivas atividades contemplam museus, jardins, acervos de artes plásticas e demais lugares de importância na cidade para a formação dos estudantes.

A paisagem da cidade é um instrumento primoroso às práticas de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. A partir dessa ideia, como desbravadores de uma nova forma de transmitir aos estudantes a importância da cidade, desenvolvemos, desde 1992, por meio de diferentes experiências junto a diversas escolas particulares, o projeto CAMINHOS DO RIO. Trata-se de passeios culturais sobre a cidade do Rio de Janeiro, que são realizados com expressão e lógica narrativa especialmente criadas para estudantes de 8 a 12 anos. Cada roteiro possui um caderno de atividades, com conteúdos integrados à grade curricular e a tudo que se irá conhecer. Com a descoberta do espaço urbano e de suas referências geográficas, urbanísticas e históricas mais visíveis e relevantes, os passeios colaboram de forma especial com as práticas de ensino-aprendizagem exercidas em sala de aula, principalmente junto às disciplinas de história, geografia, artes e português.

Saber olhar, perceber...

O projeto objetiva principalmente promover o desenvolvimento do olhar, a leitura do mundo que nos cerca, do que é real e tangível. Em um tempo onde as sociedades ingressam nos meios virtuais de representação da realidade, torna-se cada vez mais indispensável levar os estudantes a descobrir e valorizar o mundo real que lhes foi deixado pelas gerações anteriores. Não existe fórmula melhor. Antes da leitura das imagens nas telinhas dos computadores, os estudantes aprendem a fazer a leitura dos espaços da cidade, de sua arquitetura e natureza, ou mesmo de belas pinturas, talhas ou esculturas petencentes a acervos culturais. Importa para o projeto CAMINHOS DO RIO colaborar com a construção de uma nova sociedade, que tem na preservação da vida, da arte e da cultura seu maior valor.

Roteiros

* O projeto Caminhos do Rio possui 9 roteiros de passeios culturais *

Os roteiros do projeto Caminhos do Rio, apresentados abaixo, têm como lógica estrutural o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro. Eles privilegiam lugares de importância histórica e artística, e sua ordenação segue uma linha do tempo. Cada roteiro possui um tema específico, que se refere a um período da evolução urbana do Rio.

* Vale observar que os roteiros 7, 8 e 9 são especiais, por se dedicarem a estudantes de 6 a 8 anos de idade *

* Professor, analise cada opção, abaixo, e escolha o roteiro mais adequado a sua turma *

GRATUITO

1 CAMINHOS DO RIO - Origem da cidade do Rio de Janeiro

Este foi o primeiro roteiro do Caminhos do Rio. Contempla os monumentos históricos da Praça XV de Novembro, assim como as igrejas de Nossa Senhora de Bonsucesso e do Mosteiro de São Bento. Trata especialmente da origem da cidade, da arte e da arquitetura das construções.

Transformado em projeto cultural em 2011, através dos incentivos fiscais da Lei Federal de Cultura (PRONAC 085108), é promovido gratuitamente a milhares de professores e estudantes, fornecendo, inclusive, um caderno de atividades inteiramente novo.

2 CAMINHOS DO RIO - Antigas lagoas do Centro

Este roteiro também contempla a cidade no período colonial, destacando os lugares de três antigas lagoas do Centro: Boqueirão, Desterro e Santo Antônio. Desenvolve atividades de análise e observação do espaço urbano, da arte e da arquitetura.

Visita à Igreja do Convento de Santa Teresa, construída em 1750, ao Passeio Público, aos Arcos da Lapa, ao Largo da Carioca e às Igrejas de Santo Antônio e de São Francisco da Penitência.

3 CAMINHOS DO RIO - Fundação da Cidade e Fortaleza de São João

Nesta experiência, os estudantes conhecem a História do Rio caminhando no Morro Cara de Cão, onde Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro, em 1565. Conhecem também fortes e canhões antigos que serviram para defender a Baia de Guanabara e analisam a paisagem da entrada da Baia de Guanabara.

Além de transmitir com clareza os principais aspectos da fundação da cidade, o passeio incentiva a curiosidade e a descoberta das referências históricas presentes na paisagem, nas construções e nos artefatos antigos da Fortaleza de São João, situada junto ao Morro do Pão de Açúcar, na Urca.

4 CAMINHOS DO RIO - Cristo Redentor do Corcovado

Com o auxílio do caderno de atividades, os estudantes analisam a imagem do Cristo Redentor e a paisagem da cidade vista do alto do Morro do Corcovado. Conhecem também três histórias: a história da Estrada de Ferro do Corcovado, primeira ferrovia de turismo do Brasil; a da Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, por onde o trenzinho passa; e a história da construção da imagem ao Cristo Redentor, inaugurada em 1931, quando o Rio era a capital do Brasil.

O mesmo projeto oferece opção complementar de ensino do sentido religioso da imagem, por meio do livreto “Cristo Redentor do Corcovado – uma lição de Amor”, para as escolas que desejarem.

5 CAMINHOS DO RIO - Igrejas coloniais

Construído, pela primeira vez, para colaborar com o ensino religioso de importante instituição educativa, depois de diferentes experiências pedagógicas, tornou-se dedicado especialmente a práticas de leitura e observação da arte e da arquitetura barroca presentes nas igrejas coloniais do Centro do Rio. Trata-se de transmitir aos estudantes o significado do simbolismo religioso presente nas talhas, pinturas e demais elementos decorativos, destacando a composição criada pelos artistas nas fachadas e espaços internos.

O projeto oferece atividades para a visita às Igrejas de Nossa Senhora do Carmo – Antiga Sé, Nossa Senhora da Ordem Terceira do Carmo e Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Praça XV de Novembro, assim como para a visita à Igreja do Mosteiro de São Bento, de Nossa Senhora da Candelária e de de Nossa Senhora da Glória. O roteiro e número de igrejas são definidos junto com a escola.

6 CAMINHOS DO RIO - Ilha Fiscal

Desenvolvido com o apoio do Departamento Cultural da Marinha, o passeio à Ilha Fiscal trata essencialmente de valorizar a arquitetura e a primorosa execução do castelo da Ilha Fiscal, em estilo neogótico, inaugurado por Dom Pedro II, em 1881. A Viagem até a Ilha Fiscal, em um barco da Marinha, é um momento de grande emoção para os estudantes.

Os estudantes realizam práticas de observação, com o auxílio do caderno de atividades, e conhecem o lugar onde se deu o último baile do Império. Antes do embarque à Ilha Fiscal, analisam também a galeota original de Dom João VI, no Centro Cultural da Marinha.

7 CAMINHOS DO RIO - Jardim Botânico *

Passeio cultural, para estudantes de 6 a 8 anos, que incentiva a curiosidade e a descoberta de espécies vegetais, por meio de brincadeiras de observação e análise. O roteiro conta com um caderno de atividades, que os estudantes utilizam antes, durante e depois do passeio.

Entre os temas vivenciados pelos pequeninos, estão Mata Atlântica, árvores gigantes, orquídeas, bromélias e cactos. A experiência colabora com as práticas de alfabetização desenvolvidas pela escola.

8 CAMINHOS DO RIO - Museu de Arte Naïf *

Trata principalmente de incentivar a criança à descoberta e à leitura da expressão artística de pintura sobre tela. Destaca a beleza e a criatividade da obra de arte naïf, promovendo a visita ao Museu Internacional de Arte Naïf, maior do gênero no mundo, situado no Cosme Velho. Desenvolve atividades com uma das mais importantes obras do acervo, o quadro “Rio, eu gosto de você”.

As atividades são realizadas antes, durante e depois da visita ao museu, e o projeto, dedicado a estudantes de 6 a 8 anos, integra-se às práticas de educação artística e de alfabetização realizadas pela escola.

9 CAMINHOS DO RIO - Jardim Zoológico *

Este roteiro é a primeira experiência do Brasil dedicada a estudantes de 6 a 8 anos, que desenvolve práticas para a observação dos animais, por meio de um caderno de atividades ilustrado com o desenho de mais de 40 espécies.

O projeto, especialmente elaborado para colaborar com a alfabetização de pequeninos de uma escola municipal do Rio, incentiva o olhar à descoberta das características físicas e da beleza dos diferentes animais do Zoo. Quais são as cores da Arara Canindé? Diante do pássaro as crianças descobrem!

* Cada roteiro possui um caderno de atividades * Construímos novos roteiros e novos cadernos *

Como realizar o projeto

Apresentamos, abaixo, nossa proposta para a realização do projeto Caminhos do Rio. Nossa ideia principal é a de colaborar com o professor e com o enriquecimento das práticas de ensino dentro e fora das salas de aula. Professor, avalie nossa proposta e decida-se em vivenciar essa experiência. Teremos satisfação em atendê-lo.

  1. Caminhos do Rio é um projeto de passeio cultural para o Ensino Fundamental.
  2. Não fornecemos guias para conduzir os estudantes durante o passeio.
  3. Ao contrário, preparamos o professor para realizar a atividade.
  4. Os professores interessados podem ser reunidos por iniciativa da escola ou por iniciativa própria.
  5. Preparamos os professores realizando um passeio cultural com o grupo.
  6. Fornecemos a cada professor o caderno de atividades do passeio.
  7. Orientamos o professor durante a realização do projeto com sua turma.
  8. Produzimos o caderno de atividades do passeio cultural para os estudantes.
  9. A publicação será elaborada considerando as observações do professor.

Cadernos de atividades

Os cadernos de atividades do projeto Caminhos do Rio são vendidos, sob encomenda da escola ou do professor. São 9 roteiros, cada qual com sua publicação específica. Elaboramos novos roteiros, com novos cadernos, mediante acordo.

* O projeto Caminhos do Rio oferece, junto com o Roteiro 4, uma opção complementar de atividades. Trata-se de aproveitar o passeio cultural ao Cristo Redentor e transmitir aos estudantes o sentido religioso da imagem mais querida de nosso país. Para isso, o projeto apresenta a publicação Cristo Redentor do Corcovado – uma lição de Amor, com 24 páginas, especialmente dedicada às escolas católicas e cristãs em geral.

Pular para a barra de ferramentas Sair