Atividades da escola - Resumo da história do Rio

5 - ORIGEM DA CIDADE E A PRINCIPAL PRAÇA

Depois de transferida para o Morro do Castelo, como surgiu a nossa cidade? Qual foi a primeira área urbana do Rio? Qual foi a principal praça do período colonial? O Rio começou a crescer na beira do mar?

Leia o texto 1 abaixo, clique nas palavras destacas e observe o mapa. Depois, clique no 2 e 3, e faça o mesmo. Com certeza você responderá às questões apresentadas.

1 2 3

PRIMEIROS CAMINHOS

Fundada no Morro Cara de Cão, em 1565, nossa cidade passou a existir, de fato, em 1567, no alto do Morro do Castelo, que existiu no Centro do Rio, sendo demolido em 1922. A partir do Morro do Castelo, o Rio começou a crescer, transformando-se na metrópole que conhe- cemos hoje. Nessa região, havia mais três morros - São Bento, Santo Antonio e Conceição - que demarcaram, com o Morro do Castelo, a área urbana mais antiga do Rio. A partir da primeira ladeira do Morro do Castelo, a da Misericórdia, formou-se, até o Morro do São Bento, um caminho junto do mar que, anos depois, se chamou Rua Direita. Nesse caminho, por volta de 1590, frades carmelitas se instalaram em uma pequena capela, a de Nossa Senhora do Ó.

MORROS, IGREJAS E LARGO DO CARMO

No final do século XVI, muitas ordens religiosas católicas, com o apoio do reino portugues, começaram a se estabelecer no Brasil. No Rio não foi diferente. No Morro do Castelo, instalaram-se os jesuítas, no Morro de São Bento, os beneditinos, e nos morros de Santo Antônio e da Conceição, os franciscanos. Os carmelitas, que estavam na beira do mar, construíram, no lugar da antiga capela de Nossa Senhora do Ó, uma igreja e um convento dedicados a Nossa Senhora do Carmo. Por volta de 1640, a cidade do alto do Morro do Castelo começou a se mudar para a várzea, transferindo a Casa de Câmara e Cadeia e o pelourinho para um terreno junto à Rua Direita, de frente para o mar e o convento dos carmelitas, que se chamou Largo do Carmo.

PALÁCIO E PRAÇA MAIS IMPORTANTES

Em meados do século XVIII, a área entre os quatro morros estava muito mais povoada! Em 1743, imagine, ergueram um palácio no antigo Largo do Carmo - a Casa do Governadores. Depois, em 1763, transformaram o Rio em capital do Brasil e do vice-reinado de Portugal, e o palácio tornou-se Paço dos Vice-Reis, sendo decidido que todo ouro que era levado do Brasil tinha que sair pelo porto do Rio! Nessa altura, o antigo Largo do Carmo ficou ainda mais movimentado, qualificando-se como a praça mais importante do período do colonial. Em 1808, com a chegada de Dom João, o célebre palácio virou Paço Real e o antigo largo o centro administrativo do imenso império de Portugal. Esse lugar hoje? Ele é a nossa Praça XV de Novembro!

mapa branco
morro do castelo
Morro do São bento
Morro do Santo Antônio
Morro da Conceição
ladeira da Misericórdia
caminho beira mar
Rua direita
por volta de 1590, frades carmelitas se estalaram em uma pequena capela, a de Nossa Senhora do Ó
mapa
mapa
mapa
mapa
mapa
Morro Santo Antônio e da Conceição
Morro Santo Antônio e da Conceição
Morro Santo Antônio e da Conceição
pequena igreja
Casa de Câmara e Cadeia
Pelourinho
Rua direita
Largo do Carmo
Mapa Rio
Mapa Rio
Mapa Rio população
Largo do carmo
Mapa Rio
Mapa Rio
Mapa Rio
Mapa Rio
Centro Adm
Mapa Rio